A Pavimentação de Concreto


Corredores de ônibus: por que construir com pavimento de concreto?
O intenso crescimento das grandes cidades faz com que os administradores públicos tenham que lidar com sérios problemas de mobilidade urbana. Essa situação não pode ser resolvida de modo isolado e muito menos individualmente pelo próprio usuário. Ela exige a análise e a adoção de sistemas de transporte coletivo que sejam adequados, técnica e economicamente, às necessidades das cidades e da sociedade que os utiliza. Como parte desse cenário, os corredores de ônibus desempenham um importante papel na solução do problema.
A separação de veículos coletivos de passageiros dos particulares transfere para a o pavimento onde os ônibus trafegam, uma carga mais elevada e, portanto, mais severa, originada tanto pelo peso dos veículos, quanto pelo volume de viagens, às quais se somam as incontáveis e danosas operações de aceleração e freagem a que o pavimento está submetido. Altas temperaturas, curvas acentuadas, aclives e declives pronunciados e intempéries, também são fatores que deterioram os pavimentos urbanos. Todas essas condições destrutivas de trabalho a que estão submetidos os corredores urbanos de transporte coletivo, exigem pavimentos que apresentem custo competitivo, longa vida, e necessidade mínima de manutenção, evitando a freqüente, incomoda e improdutiva interrupção da pista para ficar “tapando buracos”. Para estrutura de tráfego pesado, hoje, os custos de implantação são equivalentes a pavimentação asfáltica. 
O pavimento de concreto se apresenta como a alternativa mais adequada para enfrentar a situação descrita porque possui grande durabilidade, com uma vida útil que ultrapassa os 30 anos.  Em conseqüência, as condições de segurança são muito melhores, em face da redução das distâncias de freagem, e da inexistência de aquaplanagem pela textura superficial criada na própria execução.  Não bastassem essas vantagens, há também a redução da temperatura do ambiente onde ele está aplicado, e a redução da iluminação pública e, portanto, do consumo de energia elétrica, tudo isso devido sua cor clara.
Ao contrário do que se poderia pensar, o pavimento de concreto não é  nenhuma novidade no modal brasileiro O Brasil foi um dos primeiros a empregá-lo, já no início do século XX, portanto com durabilidade superior a 50 anos, como se pode ver em Brasília , por exemplo, no “Buraco do Tatu, e na Avenida L2, sob Eixo Monumental. Hoje, os pavimentos em execução usam equipamentos de grande produtividade, que garantem uma excelente condição de conforto de rolamento.
Este sistema construtivo, ideal para rodovias, portos e aeroportos, onde o tráfego de veículos pesados é intenso, também pode ser visto hoje na obra da Linha Verde – EPTG em Brasília, nos principais corredores de ônibus de São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre, alem das grandes obras rodoviárias, como na BR101 NE e no Rodoanel de São Paulo entre outras.
Com vistas na realização de importantes eventos esportivos internacionais que serão sediados pelo Brasil nos próximos anos, as obras estruturantes do transporte coletivo das cidades sede, merecem ser executadas com pavimento de concreto, por se a mais adequada e moderna solução.
Eng° Civil Fernando Crosara
Gerente Regional Centro Oeste
ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland
A ABCP presta assessoria técnica a todos estes projetos quando solicitada.

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