MEC anuncia Enem 2012 com novas regras para a correção da redação
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou na tarde desta
quinta-feira (24) as novas regras do Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem) 2012. As principais mudanças ocorreram na prova de redação, que
terá um novo sistema de correção. Segundo o ministro, o MEC decidiu
criar “filtros mais precisos para avaliar” a redação. As inscrições para
o Enem serão abertas na segunda-feira (28) e vão até o dia 15 de junho.
A prova será nos dias 3 e 4 de novembro. O Enem é utilizado por muitas
universidades públicas para o acesso ao ensino superior.
Pelo novo sistema, cada prova será corrigida por dois corretores independentes, que avaliarão cinco competências. Caso as notas dos dois corretores tenham uma diferença de até 200 pontos, a nota final será feita a partir de uma média aritmética das duas avaliações. Até o ano passado, a margem de dispersão era de 300 pontos (a nota final do Enem varia de 0 a 1.000).
No entando, se a diferença da nota final entre dois avaliadores for
maior que 200 pontos, haverá uma terceira correção. Se persistir a
diferença, uma banca com outros três avaliadores vai corrigir a redação.
A banca será composta de três avaliadores e coordenada por um professor
doutor.
Para executar o novo sistema, Mercadante anunciou o aumento de 40% no quadro de avaliadores, de 3.000 para 4.200 a partir deste ano.
Pelo novo sistema, cada prova será corrigida por dois corretores independentes, que avaliarão cinco competências. Caso as notas dos dois corretores tenham uma diferença de até 200 pontos, a nota final será feita a partir de uma média aritmética das duas avaliações. Até o ano passado, a margem de dispersão era de 300 pontos (a nota final do Enem varia de 0 a 1.000).
VEJA AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM |
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Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita |
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. |
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação. |
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. |
Fonte: Inep |
Para executar o novo sistema, Mercadante anunciou o aumento de 40% no quadro de avaliadores, de 3.000 para 4.200 a partir deste ano.
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